segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

.

A maioria das pessoas tem a incansável mania de viver em busca da perfeição. Seja na aparência, na profissão, nos relacionamentos ou no jeito de ser...todas tem em comum um objetivo: passar longe de erros e defeitos acreditando que assim alcançarão a felicidade.
Dia desses, inconscientemente flagrei-me nesta condição- cobrando, ou melhor, exigindo de mim mesma que espantasse tudo que pudesse me levar a cometer falhas.
Diga-se de passagem, isto pode ser uma vantagem, basta saber medir e impor um limite certo a esse "desejo", afinal quando você perde o controle acaba se cobrando demais. E foi o que acabei fazendo.
Passei horas do dia em meu processo de autocrítica e autodestruição, culpando-me por cometer erros que todos cometem. Foi quando percebi que nós criamos tanta expectativa em atingir essa dita "perfeição", que ao menor dos tropeços, sentimos como se fôssemos atropelados por um caminhão de carga em alta velocidade.
É mais ou menos como as decepções amorosas da adolescência...sentimos o peso do que foi sonhado e planejado de repente desmoronar sobre nós após um tiro pelas costas ou um choque elétrico, é a chamada desilusão. Aí temos a impressão de ver a vida e nossos sonhos passarem em nossa frente rindo de nossa cara como quem diz "eu sempre soube que não daria certo" .
E tudo isso acontece por termos aprendido a perdoar os outros, mas não a nós mesmos.
No fim das contas, cheguei a conclusão de que, se eu ainda duvidava, errar me provou que sou normal e que muitas vezes esses erros nos fazem enxergar algo muito além do que nossos olhos alcançam- a nós mesmos. Como disse Shakespeare um dia "...aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vozes você tem de aprender a perdoar a si mesmo"
É exatamente isso, nossas falhas e defeitos nos tornam seres humanos e nos fazem crescer na medida em que somos capazes de enxergá-los e admití-los. E quem sabe alguma hora, a maioria das pessoas perceba que nem sempre perfeição significa não errar, mas sim ser simplesmente quem se é, com ou sem erros e defeitos. Essa sim, é a melhor forma de ser feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário