quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Canetas, rabiscos e pessoas...

Todo apaixonado por canetas- e eu me incluo nessa lista -tem sempre a sua favorita, aquela venerada, que não se troca por nada. Cuidamos com apreço, não emprestamos a ninguém por medo de quebrar, guardamos no melhor lugar...Mas, chega um dia que essa caneta começa a falhar. De repente já não conseguimos escrever sequer uma linha completa. Bom, ainda há um jeito, você pode esquentar a ponta ou colocar um pingo d'água se ela for porosa(esses métodos que nossos pais ensinam quando somos pequenos e nunca levamos a sério), e então, sua caneta favorita volta a funcionar! Satisfeitos, ainda a aproveitamos por muito tempo, até que, como tudo na vida, um belo dia ela chega ao fim! Isso mesmo, ela acaba.
Triste,né? Porque vem aquela sensação de que nunca mais vai encontrar uma que se adeque às suas mãos tanto quanto aquela. Talvez porque ela fosse a última daquele modelo, ou porque era de uma super promoção de R$ 1,99 ou mesmo porque...era simplesmente "aquela". E parece até que se torna difícil se conformar com essa perda.
Contudo, essa é a vida, e nós vamos ter de lidar com uma nova caneta...E, só pra não perder o hábito, no começo implicamos com tudo. Parece que estamos reaprendendo a escrever- cometemos diversos erros, deixamos alguns rabiscos fora do lugar, a letra fica feia, as palavras saem incorretas...e o motivo? A caneta nova, claro!
Então, bate aquela maldita saudade da "falecida", aquela que nunca tinha nos feito errar(nunca mesmo?). Não, ela falhava algumas vezes, mas sempre tinha um jeito,e  agora, essa novata é a pior de todas. Ela só tem defeitos! Ou somos nós que não enxergávamos os probleminhas de nossa amada caneta?
Bem, o tempo passa, e te obriga a aceitar as coisas como são, e você acaba percebendo que as "outras" não são tão ruins, e quem sabe até comece de novo aquela ladainha com uma nova.
Mas é que agora, você sabe que ela terá seu momento de falhar, e você cuidará dela com prazer, e ela pode cair e quebrar, e você consertará, e sabe também que uma hora ela vai acabar, e que virão outras, melhores ou piores- não importa, você já não sofrerá tanto, pois já sabe como tudo acontece. Cada vez que perder uma caneta, você vai ter outra, e vai ver que cresceu nesse tempo todo.
Assim como as canetas, nós, seres humanos vivemos falhando, "quebrando"... e os amigos é que vivem nos "consertando". A nossa vida se torna uma história sem fim, com milhares de canetas que se passam. Canetas coloridas, diferentes, que vão deixando suas marcas. Essas são aquelas pessoas que ficam nas nossas fotos, nos nossos guardados e no nosso coração, provando que por vezes falharam e  não exitamos em perdoar.
Mas, chegou aquele momento em que a amizade também acabou, seja lá por qual motivo foi, e você sofreu, mas lembrou da sua caneta e resolveu voltar na loja de R$ 1,99. Adivinha o que você encontrou?... Mais canetas, uma mais linda que a outra, e também alguém, que assim como você, acabara de perder uma caneta.
Você descobre que esse poderia ser o começo de um fim,e se tornou um início. Um início de um começo, que talvez não tenha fim! Afinal, é ou não é uma questão de tempo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário