terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O mal do século é a Solidão*

*Renato Russo


Todo mundo precisa de reciprocidade. Não importa em quê ou quando, nós só precisamos, até inconscientemente, desse palavrão que significa tanta coisa. Quer ver só?

Reciprocidade é você acordar e encontrar um bilhete agradecendo pela linda noite e convidando para o almoço; é responder, sempre que possível, aquela mensagem de "bom dia" que chega diariamente; é ouvir o desabafo e ceder o colo mesmo que você quisesse ficar só naquele dia; é aconselhar, mas respeitar as decisões, ainda que sejam o total oposto do conselho; é compreender o mau humor em dias de sol; é abraçar pra proteger; é sorrir quando aquela mensagem dizendo "eu te amo" chega na madrugada, mesmo tendo te acordado; é sair na rua e lembrar da pessoa quando vê algo que ela gosta muito; é escrever cartas, mesmo que nunca sejam entregues; é pedir pro outro não sumir, até quando é você que anda ocupado demais; é seguir o pedido e realmente não sumir; é ficar esperando no telefone enquanto o outro resolve os problemas do trabalho; é mandar aquela música que te faz tão bem; é dizer coisas legais e fofas de vez em quando, pode ser até muito de vez em quando, mas é preciso que se diga; é dar um "oi, tudo bem?" no MSN; é ser tímido ou não ter muito assunto, mas estar ali quando for preciso; é viver junto as alegrias e tristezas, conquistas e separações. Reciprocidade é compartilhar cada momento, sentimento, sensação. É sentir saudade junto. Aí alguém vem me dizer - "tu enrolaste esse tempo todo pra cair no mesmo ponto de sempre? A saudade...". Não, não enrolei, só tentei dizer que tudo aquilo ali é necessário, é gostoso, faz cócegas no coração e nos rouba sorrisos, é isso que importa, afinal! E sabe, sentir saudade só é meio chato. Aliás, é muito chato. Desgastante. Se a distância já maltrata, imagina a saudade sozinho, sem ninguém pra olhar pro céu ao mesmo tempo que você e se perder nas horas lembrando de cada momento... Pois é, assim doi mais. 

Por isso eu dou tanto valor na reciprocidade, nesse palavrão, porque eu sinto saudade em doses contraindicadas, e o ministério da vida adverte que quando a saudade soma com a solidão, a coisa desanda. E bom, eu não gosto nada de UTI e não quero correr esse risco. Daí eu peço reciprocidade. Não sei se pra Deus, mas sim pras pessoas, porque no fim das contas a gente acha que é só pedir pra Ele que ta tudo certo, e "o cara" não é culpado de tudo, meus amores. O recíproco tem que vir da gente, ou melhor, desse lado aí, porque a minha parte já está feita... só preciso de vocês pra me acompanharem na saudade, no amor, nas lágrimas e nos sorrisos. Compartilhar é preciso e se a gente pensar bem, é uma das sensações mais lindas ver seu sentimento espelhado no outro. Eu só aceito ser sozinho, se a gente for sozinho junto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário